Planejamento previdenciário

O que é o Planejamento Previdenciário?

O planejamento previdenciário ou de aposentadoria é um serviço consultivo disponível para todos os segurados da Previdência Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esse serviço se trata de um método estratégico elaborado por advogados especialistas em previdência social para garantir uma transição tranquila da vida profissional para a vida de aposentado.

Quem realiza o planejamento de aposentadoria tem a oportunidade de analisar sua situação previdenciária como um todo, incluindo contribuições, tempo de serviço e demais requisitos necessários para obter o melhor benefício.

Realizar um planejamento de aposentadoria traz diversas vantagens e benefícios para os segurados da Previdência Social. Vejamos alguns deles:

Segurança financeira no momento de infortúnio: O planejamento permite que o segurado se prepare financeiramente não só para a aposentadoria. Ao avaliar seus gastos, rendimentos e definir estratégias de contribuições otimizadas, pode garantir uma renda estável durante um período de infortúnio antes de aposentar. Por exemplo: Se o segurado for  acometido por um problema de saúde ou sofrer um acidente que gere incapacidade temporária para seu trabalho, ter conhecimento sobre como contribuir corretamente de forma que sua média de salário de benefício seja sempre preservada, fará toda diferença para manter o padrão e qualidade de vida nesse período de afastamento do trabalho, pois o salário de benefício estará compatível como que receberia se estivesse trabalhando.

Escolha do melhor momento: O planejamento auxilia na identificação do momento mais adequado para requerer a aposentadoria, considerando fatores como idade, tempo de contribuição e regra de cálculo do benefício. Dessa forma, é possível maximizar o valor recebido mensalmente.

Opções de aposentadoria: Existem diferentes modalidades de aposentadoria na legislação previdenciária, como por idade, por tempo de contribuição, por pontos e por atividade especial. O planejamento permite avaliar qual a mais vantajosa para o segurado de acordo com sua situação individual.

Minimização de erros e problemas: O INSS é conhecido por sua deficiência na prestação de serviço de análise dos requerimentos de benefícios e aposentadorias. Os principais fatores são o alto número de demandas, versus a falta de servidores para atender essas demandas. Ao realizar um planejamento, o segurado reduz as chances de cometer erros ao preencher formulários, reunir documentos e pedidos de benefício, evitando atrasos e problemas no processo.

Otimização do valor do benefício: Com um planejamento bem elaborado, é possível adotar estratégias que visam aumentar o valor do benefício previdenciário, como a revisão do tempo de contribuição, inclusão de períodos especiais, aproveitamento de contribuições em diferentes regimes previdenciários, entre outros.

Para quem o planejamento previdenciário é recomendado?

  • Trabalhadores com carteira registrada (CLT);
  • Empresários que contribuíram de forma autônoma no INSS;
  • Servidores públicos que contribuem para o regime próprio;
  • Professores com diferentes direitos previdenciários e trabalhistas;
  • Microempreendedor (MEI)
  • Médicos e trabalhadores da área da saúde em geral, que via de regra, possuem mais de um vínculo de trabalho em simultâneo, além de ter direito ao tempo especial.

 

Porque fazer o Planejamento de aposentadoria?

Tudo o que você sabe é que precisa contribuir com o INSS, seja como empregado, autônomo ou facultativo. Mas não há nenhuma prestação de contas do INSS que garanta que você está pagando corretamente ou se existe alguma correção a ser feita para não atrasar ou atrapalhar o acesso a benefícios e aposentadoria. O que acontece se o INSS não contabilizar todas as contribuições que você pagou ou cometer um erro? O que acontece se você pagar além do devido ao INSS? A resposta a estas e outras perguntas só podem ser dadas no planejamento previdenciário, após analisar toda a sua vida contributiva e obter um prognóstico das possibilidades futuras da aposentadoria.

Como e quando contratar um planejamento de aposentadoria?

O critério que define quando contratar não é a idade (próximo a se aposentar) mas sim,  ser segurado do INSS, independente da idade ou tempo de contribuição, atendido esse requisito, o planejamento de aposentadoria é para você.

Quanto ao critério de como contratar, nossa equipe está disponível para ajudar você nesse processo. Preencha o formulário abaixo e conte-nos um pouco sobre sua história com a Previdência Social, suas contribuições, tempo de serviço e qualquer outra informação relevante. Um membro da nossa equipe entrará em contato para fornecer orientações personalizadas sobre o serviço de planejamento de aposentadoria e auxiliar você em todas as etapas do processo.

Estamos ansiosos para ajudar você a garantir uma aposentadoria tranquila e segura. Não deixe de entrar em contato conosco e comece a planejar seu futuro hoje mesmo!

12.07.2023                                                                                                                                                                                                       Sueli Moreira – Advogada OAB/MG195014

 

 

 

contato

Vai planejar sua aposentadoria?

Nós podemos ajudar!

Insira seus dados, nossa equipe irá contatá-lo (a). 

Queremos conhecer você e sua história!

No campo “deixe sua mensagem” nos conte a sua história com a previdência social e não economize nos detalhes. 

Aguardamos você!